O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macro campos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.De acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano.“É preciso toda uma aldeia para educar uma criança”.Provérbio africanoA Educação Integral abre espaço para o trabalho dos profissionais da educação, dos educadores populares, dos estudantes em processo de formação docente e dos agentes culturais, que se constituem como referências em suas comunidades por suas práticas em diferentes campos (observando-se a Lei nº 9.608/1998, que dispõe sobre o trabalho voluntariado, ponderou Ezequiel Guimarães, Prefeito Municipal de Couto Magalhães.A Secretaria Municipal de Educação de Couto Magalhães tem trabalhado arduamente para que o Programa Mais Educação a cada dia destaque-se como referencial para outros municípios do Tocantins. “ É importante salientar que no Município de Couto Magalhães, trabalhamos com esta proposta de ampliação da jornada de estudos dos alunos e que por meio das atividades escolhidas promovemos o aumento proporcional das horas previstas da Educação de tempo Integral, sendo que em uma visão ampla nos avaliamos com ações integradas de sucesso, disse a Secretária Municipal de Educação, Luzia Vasconcelos.