Aconteceu nesta segunda-feira, 16, em Couto Magalhães, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social que neste ano trabalha no tema os 20 anos do SUAS. O evento reuniu autoridades, representantes da sociedade civil, usuários do SUAS e trabalhadores da Secretaria de Assistência Social para debaterem os avanços e os desafios na garantia dos direitos sociais.
Esta edição contou com 20 propostas municipais elaboras e aprovadas sendo, 5 para o eixo 1, Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades. Três propostas para o eixo 2, o qual aborda o Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional. Já para o eixo 3, os participantes tiveram 3 propostas municipais na temática Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O eixo 4 que trabalha Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS, contou com 3 propostas, e por fim, o tema Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS, eixo 5, contou com 6 propostas. Participam da Conferência a secretária municipal de Assistência Social, Tânia Brasil; o prefeito Júlio César Brasil; o vice-prefeito Jeferson Maciel; o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Silva; os vereadores João, Cristina Neves e Deusimar, além da presidente do Sindicato Rural de Couto Magalhães, Socorro. A palestra magna foi conduzida por Wellen Pascoal, que trouxe reflexões importantes sobre os 20 anos de trajetória do SUAS e os caminhos para o fortalecimento da rede de proteção social no município.