Agricultores de Couto Magalhães recebem treinamento de inseminação artificial de Bovinocultura

O Departamento de Dater, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, em parceria com o SENAR, realizaram entre os dias 12 a 16 de Dezembro, um curso de inseminação artificial de Bovinocultura, ministrado pela instrutora Veterinária, Marilda Coelho e Silva Batista.

O Secretário da pasta, Deusimar Silva Lima, enfatizou que este curso será de grande importância para produtores e filhos de agricultores rurais. “O curso tem como objetivo promover melhor qualidade genética para o rebanho, com foco na bovinocultura leiteira, por ser tratar de uma atividade principal na unidade familiar do município”, explicou.

O prefeito de Couto Magalhães, Júlio César, agradeceu o empenho dos técnicos e reforçou a necessidade de incentivar a agricultura familiar. “A melhoria reprodutiva dos animais promove beneficios para os criadores. Agradecemos os técnicos da nossa Secretaria e também os do SENAR”, frisou.

O Chefe de Departamento de Dater, Genes Pereira Maciel, também parabenizou a equipe e reforçou a necessidade de levar o conhecimento a todos.

A inseminação artificial em bovinos é uma técnica que deposita o sêmen artificialmente dentro do corpo uterino da vaca no cio, visando uma futura prenhez, melhoria da eficiência reprodutiva e o melhoramento genético do rebanho.