Couto Magalhães lança o Programa Brigadas Comunitárias

Nesta quarta-feira, 30, o município de Couto Magalhães, lançou o programa Brigadas Comunitárias, com o objetivo unir e integrar esforços para combate às queimadas.

De acordo com o Técnico em Saneamento. Coordenador da Defesa Civil Municipal, Joel Almeida, o programa Brigadas Comunitárias tem como objeto a união e integração de esforços e cooperação mútua, entre as partes. “Queremos criar e implantar a brigada comunitária, na comunidade, projeto de assentamento, capacitar os agricultores familiares das comunidades rurais para atuarem na mobilização, orientação, prevenção e combate aos incêndios florestais em apoio a brigada municipal”, explicou.

O prefeito, Júlio César, afirmou que a gestão tem um compromisso com o meio ambiente, e a preservação é fundamental. “O longo período de estiagem deste ano e os múltiplos casos de focos incêndio dificultaram as ações da brigada mantida pela prefeitura. A cultura de uso do fogo para ações de limpeza de áreas e lotes precisam ter outras formas de manejo sem a utilização do fogo”, afirmou.

Além disso, o prefeito parabenizou o desempenho da equipe da Brigada Florestal e agradeceu o esforço no enfrentamento às queimadas no município.

Além da prefeitura municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, e o Naturatins, são parceiros na inclusão deste programa no município.