Couto Magalhães realiza ação para recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos

Nesta terça-feira, 25, o município de Couto Magalhães, por meio da Secretaria de Agricultura de Meio Ambiente e Turismo, juntamente com a ADAPEC e o INPEV, realizaram a ação de recebimento itinerante das embalagens vazias de agrotóxicos. Esta é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos que visa facilitar o acesso de produtores rurais à devolução.

Na oportunidade, os agricultores receberam comprovante de devolução das embalagens, que em seguida são transportadas com segurança a uma unidade de recebimento do sistema para que seja realizada a destinação ambientalmente adequada.

Conforme o prefeito, Júlio César, realizar essa devolução é um ato de cuidado com o meio ambiente. “Os agrotóxicos são produtos químicos fortes que trazem risco ao meio ambiente, portanto, o descarte das embalagens, se feito de maneira inadequada, pode contaminar o solo e água, sendo prejudicial para as plantas aquáticas, peixes e animais terrestres”, explicou.

Capacitação

Anterior a ação, no dia 20 de outubro, os colaboradores contaram com uma capacitação, que teve participação dos Agentes de Endemias, Agente comunitário de saúde, equipe de Limpeza Pública e Técnicos da Secretaria de Agricultura de Meio Ambiente e Turismo. Além disso, os parceiros ADAPEC, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde também colaboraram com a ação.