Ouvir Texto Stop

Esse centro é espaço físico publico localizado estrategicamente em áreas de pobreza. O serviço desenvolvido no CRAS funciona por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços próximos á sua localização. O espaço físico de cada unidade compreende três tipos de ambiente: recepção, uma ou mais salas reservadas para entrevistas e auditório para reuniões com grupos de família, alem das áreas convencionais de serviço ou atividades terapêuticas.
Considerando o numero de habitantes de Couto Magalhães, a Política Nacional de Assistência Social, regulamentada pela Norma Operação Básica recomenda que, pelo porte do município, é necessário apenas um (01) Centro de Referencia em Assistência Social. A implantação destes serviços requer um grande investimento publico, desta forma ações desenvolvidas no CRAS estarem priorizando para o primeiro ano, três bairros com maior índice de vulnerabilidade.
O Obtivo do CRAS de acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social, Daniel, é prestar atendimento sócio assistencial, articulando os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando a rede de proteção social básica.
Com base na Política Nacional da assistência Social – PNAS, o município de Couto Magalhães possui 01 CRAS de pequeno porte com capacidade de atendimento para 2.500 famílias referenciadas, que abrange todo o município. Atualmente tem 220 famílias cadastradas e acompanhadas pela equipe que conta com 01 coordenador, 02 assistentes social, 01 psicólogo, 02 assistente administrativo e 01 auxiliar de serviços gerais.
Prestando os seguintes serviços e ações - atendimento psicossocial: grupo de convivência de crianças e adolescentes, grupo de convivência de idosos, inclusão produtiva com cursos de geração de renda, acompanhamento de famílias, visitas familiares.