Ouvir Texto Stop

Na última sexta-feira, 24 de maio, a Creche Dorvalina Martins foi palco do IV Encontro Formativo da Educação Infantil, que neste ano trouxe como tema "Infância e Cultura". Este evento faz parte de uma série de encontros formativos programados pelo município de Couto Magalhães, visando enriquecer o processo educativo das crianças desde a mais tenra idade. A formação é uma preparação para a 5ª edição do EXPEI - Exposição Pedagógica da Educação Infantil, que ocorrerá no final do ano.

O encontro foi conduzido pela Professora Mestra Luciana Patrícia, que destacou a importância de integrar práticas culturais no cotidiano educacional das crianças. Participaram do evento as professoras que atendem desde o Berçário I até o Maternal II na Creche Dorvalina Martins. "Desde pequenos, devemos inserir práticas culturais na educação infantil, abrindo portas não apenas para conhecer hábitos, costumes e tradições de um povo, mas também para o convívio com a diversidade," enfatizou Luciana durante sua apresentação.

O prefeito Júlio Cesar expressou seu apoio ao programa. "Iniciar a educação cultural no berço da infância é fundamental para formar cidadãos conscientes e receptivos à diversidade do nosso mundo. Estes encontros formativos são essenciais para equipar nossos educadores com as ferramentas necessárias para conduzir esse processo vital," afirmou o prefeito.

As formações, que ocorrem mensalmente, tiveram início no dia 22 de janeiro de 2024, e o próximo encontro está agendado para o dia 22 de junho. Estes encontros são cruciais para o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores e para a atualização de metodologias que possam enriquecer a experiência educacional das crianças.

A iniciativa reflete o compromisso da gestão municipal em promover um ambiente de aprendizado que valoriza as diversas culturas e prepara as crianças para serem cidadãos conscientes e respeitosos com a pluralidade cultural.