Prefeito Júlio César faz balanço de ações de 2021 e destaca prioridades para 2022

O prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Ramos Brasil, torna público nesta terça, 27, um balanço da atuação da gestão municipal em 2021 e as expectativas do governo municipal para 2022. Conforme o Prefeito, "grandes dificuldades foram impostas pelas restrições da pandemia da Covid-19, mesmo assim, mantivemos e melhoramos a qualidade dos serviços públicos essenciais".

Saúde:
Médicos 24 horas todos os dias da semana; vacinação amplamente divulgada e levada até o cidadão em cada ponto do município; garantia da realização de consultas, exames laboratoriais básicos e entrega/oferta de medicamentos a todos os cidadãos atendidos no município; viagens para consultas e tratamentos de especialidades na cidade de Araguaína e ainda aquisição de uma ambulância nova no valor de R$ 140.000,00.

Educação:
Aulas durante todo ano. Primeiro, á distância sendo posteriormente alternadas com aulas presenciais; reforço escolar para todos os alunos do município; oferta de merenda de qualidade e kits de alimentação escolar, além de transporte escolar ininterrupto e com total limpeza e higienização diária garantindo assim, conforto e segurança sanitária a todas as crianças e jovens transportados para as escolas; realização de nova licitação para retomada e conclusão da construção da (Escola Municipal Portal do Conhecimento) que fica no Setor Morada do Sol; reforma total das Escolas Municipais Cordulina Costa Rego e Marisa Lula da Silva.

Infraestrutura:
Reforma e total revitalização do Recreio dos Esportes e do Viveiro Municipal Chico Mendes; construção de asfaltos nas ruas do Setor Brasil e Setor Morada do Sol; construção de calçadas no setor Brasil, implantação total de energia elétrica e iluminação pública em todas as ruas do Setor Morada Nova; aprimoramento e melhoria da iluminação pública de toda a cidade e também dos distritos; melhoria na manutenção, com qualidade, da limpeza pública da cidade e também dos distritos; ampliação e reforma da Feira do Agricultor e implantação definitiva e funcionamento do Aterro Sanitário Municipal.

Zona rural:
Funcionamento exemplar e gratuito do transporte de pais da zona rural durante os dias da semana e também no transporte de feira realizado às 6ª feiras; atendimento com mais de mil horas máquina aos pequenos agricultores familiares através do programa de mecanização do solo e produção de alimentos "Tuia Cheia"; reforma das estradas da região do Catingueiro e Campo da Missa; reforma e ampliação da malha de estradas nos Assentamentos Alto Alegre e Bonanza; reforma e melhoria de estradas na região dos Assentamentos Orquídea Azul e Juari; reforma e melhoria total no trecho conhecido como "Corredor da Produção", que vai de Couto Magalhães passando pela região do Catingueiro, Bananal, Belenzinho, chegando até o Pisa no Freio; aquisição de uma escavadeira hidráulica no valor de quase R$ 700.000,00 para atender preferencialmente as demandas da zona rural.

Capital humano:
Realização dos pagamentos aos fornecedores religiosamente em dias; pagamento dos salários de todos os servidores do município exatamente dentro do mês trabalhado e totalmente em dias; realização de correção salarial através da concessão de 14% para todos os servidores; concessão de progressões verticais e horizontais a todos os servidores concursados que tinham direito.

Com boas expectativas para 2022, a gestão, que trabalhou de forma incansável em 2021, pretende proporcionar ainda mais melhorias para a cidade de Couto Magalhães e seus moradores. Destaque para a construção e reforma de obras.

Estão previstas para 2022, a construção de ao menos R$ 650.000,00 em calçadas, sendo R$ 400.000,00 destinados pela deputada federal Professora Dorinha e R$ 250.000,00 através de convênio destinado pela senadora Kátia Abreu. A realização de recapeamento através de pavimentação asfáltica no valor de R$ 1.100.000,00 a ser executado com recursos próprios já licitados.

A implantação da pavimentação no valor de R$ 2 milhões no setores Morada Nova e Central, através do programa Tocando em Frente com recursos destinados ao município pelo governo estadual. A construção de um ginásio de esportes municipal através de uma emenda parlamentar no valor de R$1 milhão destinada pelo senador Eduardo Gomes.

Implantação de um ponto de comercialização às margens da rodovia próximo à Feira do Agricultor com recurso de R$ 500.000 oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Célio Moura. Construção de pontes, dentre elas as do Ribeirão Catingueiro que dão acesso ao projeto de assentamento Campo da Missa, com peças em concreto pré-moldado a serem adquiridas através de emenda parlamentar da deputada estadual Amália Santana, no valor de R$ 500.000,00. Realizar a substituição e reforma total do sistema de iluminação pública para iluminação em LED da cidade de Couto Magalhães, além dos distritos de Peixelândia e Porto Franco do Araguaia.

Compromisso com uma educação de qualidade que tenha no mínimo 200 dias letivos e que garanta aprendizagem e oportunidade de recuperação para todas as crianças e jovens que estiverem sobre a responsabilidade do município. Merenda de qualidade, transporte escolar limpo, higienizado e seguro, além da oferta de material didático e pedagógico de qualidade para todos são outras ações prioritária mas para o próximo ano. Finalizou o prefeito.