Prefeitura de Couto Magalhães adota medidas mais rígidas para combate ao novo coronavírus

Nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura Municipal de Couto Magalhães, publicou o Decreto Municipal nº 14, que dispõe sobre novas medidas obrigatórias a serem adotadas pela população.
No último final de semana, um cidadão foi testado como positivo para a doença, no município. Desta forma, para a segurança da população e visando a redução da transmissão da COVID-19, o Paço orienta que os cuidados sejam tomados de acordo com orientação dos órgãos de saúde.
Com as novas medidas, haverá um endurecimento na fiscalização no município. A vigilância sanitária será acompanhada de forças Policiais que farão blitz para notificar e responsabilizar quem estiver desrespeitando as regras. É obrigatória a utilização de máscara de proteção respiratória, por todos os cidadãos em ambientes públicos ou de livre acesso. E, serão aplicadas multas, para quem infringir as regras, no valor de R$50 ou R$100 se reincidente. Além disso, o cidadão ainda responderá por crime à ordem e à saúde pública.
A Prefeitura, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, alertam que a quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde para todos. Desta forma, pessoas do grupo de risco devem estar atentas sobre a importância do isolamento e devem levar a sério as recomendações. Pois, caso sejam desrespeitadas, pode haver uma sobrecarga do sistema de saúde, que eventualmente entrará em colapso, como é o caso de muitas cidades no Brasil.
Aglomeração
O Prefeito Ezequiel Guimarães avisa a todos, que dentre as regras de isolamento social, está expressamente proibido as aglomerações. Inclusive, para consumo de bebidas em bares e outros locais. Caso esta restrição seja descumprida, poderá ser determinado o fechamento total do comércio de bebidas em nosso município.