Na manhã desta terça-feira, 18, a Prefeitura de Couto Magalhães recebeu os Sargentos Maciel e Hélio, do Corpo de Bombeiros, acompanhados por equipe da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo do município, para a realização de um levantamento sobre os possíveis impactos a serem causados pelas chuvas e cheia dos rios e as ações necessárias diante destes cenários.

Na zona urbana não existem pontos que margeiam o Rio Araguaia, outro Rio ou Córrego. Na zona rural, nos povoados de Peixelândia e Porto Franco existem casas de temporada que ficam nas proximidades do Araguaia, no entanto, até o momento, o risco é baixo. O nível dos rios não tem afetado as residências e obras de infraestrutura como estradas e pontes.

Mesmo com esta realidade, a Defesa Civil Municipal está monitorando a zona rural, principalmente, no Rio Barreiras que fica próximo aos PAs. Alto Alegre, Bonança, Setecentos e o Vale do Paraíso que possuem baixo risco de serem afetados por enchentes.