A temporada de praia 2025 de Porto Franco do Araguaia, município de Couto Magalhães, contou nesta edição com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, a qual executou o Projeto “Praia Porto Franco Sustentável – Araguaia, cuidar e preservar para garantir o futuro”. A ação foi exitosa por unir lazer, conscientização e sustentabilidade durante o veraneio e teve como foco a sensibilização de turistas, barraqueiros e barqueiros quanto à importância do descarte correto de resíduos e da preservação das margens do Rio Araguaia.
Durante os finais de semana, a equipe de saneamento esteve presente promovendo conversas educativas e orientando os frequentadores sobre boas práticas ambientais. Os resultados foram expressivos. Sendo que 218 litros de óleo de cozinha foram recolhidos e encaminhados para a produção de sabão artesanal; 1.114 kg de vidro devidamente transportados ao aterro sanitário de Couto Magalhães; cerca de 400 kg de metais doados aos catadores do município; e a recolhida de papéis e papelões que serão repassados à ASCAMPA – Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro-Norte de Palmas.
Além da atuação in loco, o Projeto contou com campanhas educativas nos canais oficiais da Prefeitura e inserções regulares no palco de shows, ampliando o alcance da mensagem e fortalecendo o engajamento popular, registrando uma redução de 80% dos resíduos nas areias da praia, além de um aumento de 30% na coleta seletiva e a sensibilização de 50% dos turistas e 100% dos comerciantes locais. Além da preservação ambiental, o Projeto também contribui com um ambiente mais limpo garantindo aos presentes mais saúde pública.