Secretaria Municipal de Assistência Social leva ações do Setembro Amarelo à Escolas Municipais de Couto Magalhães

Dia 16/09/2021

A Prefeitura Municipal de Couto Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), estão realizando ações voltadas para o “Setembro Amarelo”, que consiste em campanhas de enfrentamento ao risco de suicídio.

Na oportunidade, as psicólogas Thatiany Martins, Adevanilde Silva, estão ministrando palestras sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, para que sinais de suicídio, ou tortura psicológica, por menores que sejam, possam ser identificados o quanto antes e evitar que tragédias aconteçam com os jovens.  A coordenadora do CRAS, Selma Maria de Lourdes, também está acompanhando a equipe.

A ação já passou pela Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, e seguirá por todas as demais.

Conforme a Secretária de Assistência Social, Tânia Alves Ferreira Brasil, reforçou a importância do diálogo na prevenção do suicídio. “É necessário conscientizar as pessoas, esclarecer e abrir espaços para falarmos sobre suicídio. É preciso deixar que as pessoas possam falar sobre o seu sofrimento, e isso pode trazer alívio e conforto”, afirmou.

A campanha além de trazer esse tema à tona, também disponibiliza informações e opções de tratamento para o público, com o intuito de diminuir o tabu que faz com que muitas pessoas evitem conversar sobre suicídio e buscarem ajuda.