UBS de Couto Magalhães promove ações da Campanha Outubro Rosa

Dia 27/10/2021

Nesta quarta-feira, 27, a Unidade Básica de Saúde Couto Magalhães promoveu ações da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama, e levar informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença. Em Couto, a prevenção do câncer de mama é realizada a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que, se necessário, realiza o encaminhamento para as unidades de especialidade na rede de saúde.

Na oportunidade, o médico ginecologista, Drº Giuliano Resende, ministrou uma palestra com o tema: Câncer de mama: sinais, sintomas e diagnóstico e o tratamento, em que destacou a importância da saúde da mulher, e também os cuidados preventivos com o câncer do colo do útero. Além disso, o Secretário de Saúde, Uelder Fernandes, ressaltou a importância destas ações e agradeceu a participação da equipe técnica de enfermagem pela participação. “Agradecemos o apoio da prefeitura, em nome do prefeito, Júlio César, que mantem a saúde pública municipal com zelo e atenção”, afirmou.

É importante destacar que o câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Por isso, é importante que a mulher faça seus exames de rotina periodicamente para que, se houver suspeita, o tratamento seja iniciado o quanto antes.

OUTUBRO ROSA NAS ESCOLAS

Além disso, as Escolas Municipais Marisa Letícia Lula da Silva e Cordulina Costa Rêgo, realizaram também ações alusivas ao Outubro Rosa, com o objetivo de compartilhar informações com as servidoras, promover conscientização sobre doenças, e incentivar as mulheres a buscar atendimento para diagnóstico que contribuam com a redução da mortalidade de mulheres.