A Vigilância em Saúde do município de Couto Magalhães, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando mensalmente a coleta de amostras de águas que são consumidas pela população, conforme preconiza o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA).
As coletas são realizadas de forma sistemática todos os meses, garantindo o acompanhamento contínuo da qualidade da água distribuída à comunidade, com análises que avaliam parâmetros físicos, químicos e microbiológicos, assegurando que a água esteja saudável dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Atualmente, o município possui 9 pontos cadastrados e monitorados, sendo, sete Sistemas de Abastecimento de Água (SAA); um Sistema de Abastecimento Coletivo (SAC); e uma Sistema de Abastecimento Individual (SAI). A Equipe segue atenta e atuante, fortalecendo as ações de controle e monitoramento para assegurar melhores condições de vida aos coutoenses.
O trabalho é realizado sob a responsabilidade técnica do Enfermeiro Anderson Filho, coordenador de Endemias, que destaca a importância do monitoramento. “A análise regular da água é fundamental para prevenir doenças de veiculação hídrica e garantir que a população esteja consumindo água segura e de qualidade”, destacou.