Assistência Farmacêutica
Medicamentos Disponibilizados pelo SUS

A Assistência Farmacêutica é a área do Sistema Único de Saúde – SUS responsável por garantir à população o acesso a medicamentos considerados essenciais e promover o uso racional dos mesmos. Estes medicamentos devem ser seguros, eficazes e de qualidade.

Relação de Medicamentos
Existem no Brasil mais de 40 mil medicamentos registrados na Anvisa. O SUS seleciona os mais eficazes e seguros e elabora a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), indicados para a maior parte dos problemas de saúde que acometem a população. Os medicamentos fazem parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica – CBAF e sua dispensação ocorre nas farmácias das unidades básicas de saúde, sob responsabilidade das secretarias municipais de saúde, mediante apresentação de prescrição médica.


Relação Municipal de Medicamentos

Medicamento Und/Tipo Programa Quantidade Data

 

REQUISITOS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Pessoa residente no território do Município, com prescrição (receita) originada no município, e que atenda aos seguintes critérios:
Ter mais de 18 anos;
Possuir prescrição válida proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS).

PRINCIPAIS ETAPAS DO SERVIÇO:

1. Consulte a Relação de Medicamentos Fornecidos (link) para saber se o medicamento que você necessita é fornecido pelo SUS e em qual Componente da Assistência Farmacêutica ele se encontra.

2. Após conferir se o medicamento prescrito é contemplado pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), o usuário deve reunir as seguintes informações:

2.1. Receita do Sistema Único de Saúde (SUS) emitida no território do Município e que esteja válida, com data, número do registro no conselho profissional do prescritor, nome e assinatura do prescritor.
2.2. Documento de identificação com foto (1).
2.3. Cartão Nacional de Saúde do usuário referido na receita.

(1) Quando o portador da receita não for o usuário referido na receita, o documento de identificação com foto deve ser do portador.

3. Obter medicamentos em Unidade Básica de Saúde
Para obter medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), usuário deve:
3.1. Com informações reunidas conforme etapa anterior, dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde.
3.2. Aguardar atendimento.
3.3. Ao ser atendido, receber medicação.

LOCAL: Farmácia Básica Municipal, Rua 05 centro, Couto Magalhães TO. Dentro da Unidade Básica de Saúde Raimundo Viana Dias.

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:
Para medicamentos do Componente Básico a obtenção é imediata, conforme disponibilidade do item e atendimento a protocolos vigentes.

FORMAS DE PRESTAÇÃO:
Presencial

TAXAS E PREÇOS:
Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.
Eventuais custos relacionados (cópias etc.) não competem ao Município.

Prefeitura Municipal de Couto Magalhães-TO
© 2024 Todos os direitos reservados.
Versão 2.011-10-07-2024(Release)