ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

Couto Magalhães realizou Audiências Públicas apresentando à comunidade o projeto da Lei Municipal de Resíduos Sólidos

O município de Couto Magalhães realizou, na última semana, duas Audiências Públicas sobre a Lei Municipal de Resíduos Sólidos, para as populações urbana e rural. O objetivo dos eventos foi proporcionar o conhecimento e também realizar adaptações necessárias à Lei, para que a comunidade pudesse entender sobre o Projeto e contribuir com ele.

De acordo com o prefeito, Júlio César Brasil, o momento que Couto Magalhães está vivendo é muito importante. “Um dos principais motivos desta Audiência Pública é aproximar a comunidade, apresentar o projeto e ouvi-los, por isso, a necessidade da participação popular. Tudo isso que...

APAE de Couto Magalhães participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Federação Nacional das APAEs iniciou nesta segunda-feira (22) a semana da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla. A campanha visa conscientizar a população sobre a necessidade das políticas públicas de inclusão.

Para participar da Semana, a APAE de Couto Magalhães-TO realizou na Escola Municipal João Ribeiro, uma palestra voltada ao tema "Por que falar de inclusão no ambiente escolar?", ministrada pela Advogada Naylla Augusto Gama e Psicopedagoga, Michele Rocha Sobral Ribeiro.

Conforme a coordenadora da APAE, Thalita Rodrigues Moreira Milhomem, “A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é desenvolvida anualmente durante os...

Couto Magalhães marca presença no IX Seminário de Resíduos Sólidos do Ministério Público do Tocantins

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Couto Magalhães participou na quinta-feira, 18, em Palmas, do IX Seminário “O Ministério Público, a gestão de resíduos sólidos e logística reversa, e o saneamento básico”, para discutir soluções voltadas à gestão dos resíduos sólidos e à universalização do saneamento, a partir de iniciativas que envolvam gestores públicos, iniciativa privada, pesquisadores e outros setores da sociedade.

As discussões fizeram parte de seminário realizado pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).

Participaram do seminário: Ludimila Fernandes,Gestora Ambiental. Chefe do Departamento de Meio Ambiente....

Grupo de Convivência participa de comemoração do dia dos pais

Nesta quinta-feira, 18, a Prefeitura de Couto Magalhães, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), realizaram uma comemoração em alusão ao dia dos pais, para o Grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV.

Na oportunidade foram realizadas dinâmicas com o intuito de entretenimento, para fortalecer os vínculos, e também momentos de lazer, para integrar e promover conhecimento ao grupo.

Os profissionais da Assistência Social, tais como a coordenadora do CRAS, Selma Maria, psicólogas Thatiany Martins e Hailla Lorrany, a Assistente Social, Eleuza Maria, participaram junto com os idosos das...

Estradas do Monte das Oliveiras recebem recuperação em Couto Magalhães

As estradas do Projeto de Assentamento Monte das Oliveiras, em Couto Magalhães, receberam nas duas últimas semanas obras de recuperação de estradas. O trabalho foi custeado com recursos próprios da Prefeitura, que teve um investimento total de cerca de R$ 40.000 (quarenta mil reais).

De acordo com o prefeito, Júlio César, além da recuperação das estradas rurais, outras obras estão sendo realizadas por todo o município, com o principal objetivo de proporcionar melhoria de vida para a população. “Nossa prioridade são os nossos munícipes. Portanto, estamos investindo em todo o município, tanto na área rural quanto urbana, para proporcionar qualidade de...

Município de Couto Magalhães firma TAC com MPTO para desativar lixão e adotar política de resíduos sólidos

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) e o Município de Couto Magalhães firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nesta segunda-feira, 15, no qual a gestão se compromete a adotar procedimentos para implantar o aterro sanitário, conforme as diretrizes da Política Nacional de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos.


A proposição do TAC é resultado do trabalho do promotor da Regional Ambiental do Médio Araguaia Francisco Brandes Júnior e do promotor de Justiça Caleb Melo, respondendo pela 2ª Promotoria de Justiça de Colinas, com apoio técnico do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente...

Em comemoração ao Agosto Dourado Secretaria de saúde realiza roda de conversa

O mês  de Agosto foi escolhido como mês de incentivo à amamentação, Agosto Dourado. Sendo assim, a Prefeitura de Couto Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no dia 09 de agosto, uma ação denominada Agosto Dourado: Fortalecendo a Amamentação.

Na oportunidade, foi realizada uma roda de conversa com gestantes e puérperas, organizadas pelos profissionais de saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da amamentação para a saúde do bebê e da mãe.

Prefeitura de Couto Magalhães convida população para Audiência Pública sobre a Lei Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Couto Magalhães, juntamente com a Promotoria Regional Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia, divulga nesta quarta-feira, 09, o edital de chamamento para a realização da Audiência Pública onde será discutida a Lei Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A ação ocorre com participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e será realizada nos dias 25 e 26 de agosto com debates e discussões de propostas, e pretende envolver massivamente a população em geral, alunos professores, organizações governamentais, sociedade civil organizada e empresas.

No dia 25 a...

Couto Magalhães contará com Ginásio Poliesportivo

Momento de alegria e festa. Assim foi definida pelo prefeito Júlio César Brasil a visita da equipe da gestão de Couto Magalhães ao Bairro Buriti, nesta terça, 9, onde está em construção a obra de um Ginásio Poliesportivo, o primeiro a ser feito nos 58 anos da cidade.

A obra iniciada há 15 dias recebe o valor de 1 milhão de reais do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, por meio de emenda destinada pelo senador Eduardo Gomes e intermediada pela deputada Professora Dorinha. Na solenidade, Júlio César destacou as ações da prefeitura em obras espalhadas...

Gestão organiza últimos preparativos para a inauguração da Escola Municipal Portal do Conhecimento

Acompanhado pelo secretário de Obras Leonardo Rosa (Nardino); pela secretária de Educação, Deuseluz Costa e pelo diretor da Escola João Ribeiro, Fernando Gonçalves; o prefeito de Couto Magalhães Júlio César Brasil visitou nesta terça, 09, o prédio da Escola Municipal Portal do Conhecimento que será inaugurada no dia 7 de setembro.

A visita objetivou a checagem das últimas necessidades e reparos que devem ser sanados para a grande inauguração. A obra que sofreu com a demora da entrega foi concluída com esforço da gestão municipal.

Quando estiver em funcionamento, a Escola terá capacidade para atender 360...

Grupo de Convivência dos Idosos retomam atividades

No último dia 04, o Grupo de Convivência dos Idosos de Couto Magalhães retomou suas atividades no CRAS com a participação de cerca de 30 idosos. A ação objetiva o fortalecimento de vínculos, o cuidado com saúde mental e física, recreação, conscientização e lazer.

Palestras, atividades físicas e visitas de intercâmbio são oferecidas ao público que ainda deverá trabalhar com artesanato este ano. Conforme Selma Carneiro, coordenadora do CRAS, a equipe está sempre em busca ativa para que mais idosos sejam incluídos no projeto que funciona desde 2011.

Para participar, os interessados podem ir ao CRAS...

Couto Magalhães realiza Dia do Fiscal Mirim juntamente com a equipe da Vigilância Sanitária

Em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado nesta sexta-feira, 05 de agosto, a Prefeitura de Couto Magalhães, através da Vigilância Sanitária, promoveu uma ação com a participação do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Archangela Milhomem. Na oportunidade, os alunos aprenderam sobre a fiscalização sanitária nos comércios do município acompanhados da equipe da Vigilância Sanitária municipal, que foi encerrada na feira do agricultor, juntamente com a equipe da sala de imunização, vacinando contra covid-19, com aplicação 1°, 2°, 3° e 4°doses, e contra gripe para população em geral a partir dos 6 meses de...

VIII Descida Ecológica do Rio Araguaia realizada por Couto Magalhães teve adesão dos municípios do médio Araguaia

Na sexta-feira, 29 de julho, a equipe do Coletivo de Educadores Ambientais do território do Médio Araguaia finalizou a VIII Descida Ecológica do Araguaia. A descida durou quatro dias, com realização da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães, apoiado pelo Naturatins, Ruraltins, e as prefeituras de Arapoema, Colmeia, Bernardo Sayão, Pau D’arco, Juarina e Goianorte.

A descida já se tornou tradição e o principal objetivo é realizar um passeio pelo Rio Araguaia, conscientizando turistas sobre a preservação do meio ambiente. Conforme o prefeito de Couto Magalhães, Júlio César, as pautas ambientais são de interesse coletivo, portanto, precisam ser...

Projeto Foco no Fogo chega a Couto Magalhães para orientar sobre prevenção de queimadas ilegais

Nesta quinta-feira, 21, a equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, estiveram em Couto Magalhães para levar o Projeto Foco no Fogo, que tem como objetivo realizar orientações de prevenção às queimadas ilegais, realizada juntos aos produtores rurais.


O projeto é uma iniciativa da Semarh com o apoio de 32 instituições que compõem o Comitê do Fogo. Conforme o prefeito, Júlio César, a ação é muito importante no sentido de conscientizar e levar informação aos produtores rurais e toda a população. “É nítido que a prevenção é a medida mais eficaz...

Secretarias de Couto Magalhães entregam kit’s de hortaliças para famílias do município

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, através do Programa Social de Agricultura Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS), realizou a entrega de 20 kits de hortaliças para as famílias cadastradas no CadÚnico no município.

No total o programa já entrou mais de 820 kits desde o início das ações. Esta ação tem por objetivo reforçar a alimentação das famílias de maneira saudável e incentivar a agricultura urbana no município, utilizando espaço vazios e ociosos em locais produtivos.

Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo realiza ação de conscientização na praia de Porto Franco do Araguaia

A equipe da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Couto Magalhães, iniciou uma campanha de sensibilização para um turismo mais sustentável, na praia de Porto Franco do Araguaia.

Com materiais virtuais e impressos, a equipe também realizou a fixação de placas informativas sobre a preservação ambiental e a destinação adequada de resíduos sólidos. Além disso, a Secretaria reforça que a colaboração e responsabilidade dos turistas e veranistas durante a época de praia é indispensável, tanto no que diz respeito à conservação do meio ambiente, quanto aos cuidados com afogamentos.

O prefeito de Couto Magalhães,...

Vigilância Sanitária orienta os comerciantes das barracas da Praia em Couto Magalhães

A prefeitura de Couto Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e da Vigilância Sanitária (VISA), realizou ação de orientação para todos os comerciantes que estão atuando na temporada de praia localizada na Praia de Porto Franco do Araguaia. O objetivo é assegurar que a população consuma com segurança os alimentos comercializados nas barracas. A ação é uma estratégia da VISA para orientar os comerciantes sobre os cuidados que devem tomar com os alimentos comercializados em seus estabelecimentos, bem como o atendimento oferecido no local.

A equipe técnica da VISA também fizeram orientações sobre higiene...

Programação da temporada de praia 2022 em Couto Magalhães conta com shows todo final de semana

Outra atividade que retornou após interrupção devido a pandemia foi a tradicional Temporada de Praia de Porto Franco do Araguaia, realizada pela Prefeitura de Couto Magalhães. A programação "Verão 2022" iniciou no último dia 02 e segue até 31 de julho de forma diversificada. Tempo em que os coutoenses e visitantes poderão desfrutar do ambiente praiano com familiares e amigos.

Com estrutura de tendas e cadeiras o visitante da praia pode curtir a brisa e a paisagem do Araguaia com o pé na areia e adquirir alimentação e bebidas no local, com comerciantes que atenderão durante toda a temporada. Além de...

IPTU poderá ser pago até dia 29 de julho com desconto

No último dia 05, a Prefeitura de Couto Magalhães divulgou o Decreto nº 21, o qual altera o calendário fiscal de tributos e rendas do Município, a partir de então, os cidadãos coutoenses receberam prazo maior para realizarem o pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU.

Conforme o documento, o IPTU, que é anual, poderá ser pago de uma só vez, com redução de 30% até o dia 29 de julho de 2022. O desconto surge como um incentivo para que a população fique em dia com o pagamento junto à Prefeitura de...

Prefeito de Couto Magalhães participa de reunião das casas da COHAB

Nesta terça-feira, 05, o prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Ramos Brasil, participou de um reunião com moradores e ocupantes das casas da COHAB (Companhia de Habitação de Goiás), para orientar sobre a conclusão do processo de escrituração cartorária de todos estes imóveis, que é uma parceria entre o governo municipal e o governo estadual através do programa Tocantins Parcerias/Reurb que terá desdobramentos rápidos.

O projeto conta com 148 casas populares que foram construídas ainda no ano de 1982 no início da povoação cidade nova. Os governos municipais e estaduais, por várias vezes, buscaram resolver esta situação.

O Portal da Prefeitura de Couto Magalhães-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?