ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

Cursos Técnicos ofertados pelo IFTO serão retomados em agosto no município de Couto Magalhães

Na última sexta-feira, 30 de junho, Couto Magalhães recebeu a visita de dois coordenadores representantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que estiveram na cidade reafirmando o compromisso de retomada e início de funcionamento dos cursos técnicos no município. Conforme o coordenador, Cristiano Mateus, a partir do inicio de agosto as aulas deverão acontecer.

Na oportunidade, o prefeito, Júlio César, juntamente com a Secretária de Educação Deuseluz Silva e o diretor da Escola Municipal Senador João Ribeiro receberam a equipe para visitar o local onde funcionarão os cursos técnicos.

Participaram também, o presidente da Câmara de vereadores, Jefferson Maciel, e representantes dos...

Prefeito de Couto Magalhães realiza abertura da temporada de praia no município

No sábado, 02 de julho, aconteceu a abertura oficial da temporada de praia de Porto Franco do Araguaia. O prefeito, Júlio Cesar Ramos Brasil, realizou o evento e destacou a importância da retomada dessas ações.

O gestor destacou que além de fomentar o turismo e a economia local, a temporada de praia proporciona lazer para a população e geração de renda. “A temporada de praias de Porto Franco do Araguaia gera diversão, alegria e oportunidades. Estamos muito felizes em contar com esta programação diversificada. Além disso, a geração de renda e a retomada das atividades econômicas dos barraqueiros também é uma...

Decreto Federal proíbe queimadas pelo prazo de 120 dias

A proibição só não vale para os casos de prevenção e combate a incêndios, agricultura de subsistência de populações tradicionais e indígenas, pesquisa científica e controle fitossanitário.

As queimadas controladas estão permitidas em áreas fora da Amazônia e do Pantanal desde que sejam imprescindíveis à agricultura e previamente autorizadas pelo órgão ambiental.

Couto Magalhães recebe licenças para instalação do Aterro Sanitário

Na terça-feira, 21, o município de Couto Magalhães deu um grande passo no gerenciamento dos resíduos sólidos. O prefeito municipal, Júlio César Brasil, recebeu as licenças prévias e de instalação do Aterro sanitário municipal.

Conforme o prefeito, o projeto do Aterro Sanitário é um passo muito importante para toda a cidade. “Cada etapa da implantação do nosso aterro nos mostra que estamos mais perto de finalmente contar com um espaço adequado para reduzir os danos à natureza, causados pelo lixo, que muitas vezes é descartado em locais impróprios”, observou Júlio César.

A equipe da Secretaria Municipal...

Atendimento da Defensoria Itinerante beneficia população Hipossuficiente de Couto Magalhães

No último dia 20 de junho, a Defensoria Pública de Colméia e Guaraí estiveram em atendimento na cidade de Couto Magalhães. Os atendimentos foram realizados no CRAS, e o público alvo foram os cidadãos de perfil baixa renda, ao todo, 50 atendimentos foram registrados.

A ação é uma parceria entre o órgão e a Prefeitura de Couto Magalhães. Os atendimentos incluíram orientação civil, interdição curatela, pedido de guarda, ratificação de registro civil, Investigação de paternidade (DNA), Juizado criminal, Ação de divórcio, Ação de cobranças e outras demandas.

Conforme o prefeito, Júlio César, a atuação da Defensoria...

3° Arraiá do Povo é sucesso em Couto Magalhães

Nos dias 14 e 15 de junho aconteceu em Couto Magalhães o "3° Arraiá do Povo". Foram dois dias com muitas apresentações, comidas típicas e show ao vivo com Beto Gaiteiro e Mateus D'avila. O evento ocorreu na Feira do Agricultor e reuniu centenas de Coutoenses que celebraram a vida e espalharam alegria. A movimentação favoreceu também a comercialização de produtos no comércio municipal, fortalecendo a economia popular.

O prefeito de Couto, Júlio César Brasil, deu início ao evento ressaltando a importância de manter viva a cultura e tradições populares e parabenizou professores, alunos e demais envolvidos no evento. O Arraiá...

Cursos do CRAS certificam mais de 20 cidadãos em Couto Magalhães

A Prefeitura de Couto Magalhães, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu entre os dias 6 a 10 de junho, cursos de Cabeleireiro, Confeiteiro e Artesanato - Pesos de portas e bonecas, ofertados em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.

As pessoas beneficiadas foram famílias assistidas pela Assistência Social, pois o objetivo dos cursos foi capacitar as famílias para que possam obter um complemento na renda familiar .

No total, foram ofertadas 20 vagas, com a carga horária de 40 horas, sendo que ao final do curso houve certificação de todos...

Escola Marisa Leticia Lula da Silva comemora Semana do Meio Ambiente com ações conjuntas

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Turismo, realizou uma ação conjunta com a Escola Marisa Leticia Lula da Silva. Na oportunidade, os alunos e professores realizaram visitas ao Aterro Sanitário, ao Viveiro Municipal e à Secretaria citada.

Os profissionais da Secretaria apresentaram a equipe técnica, realizaram palestras sobre suas responsabilidades dentro do Aterro Sanitário, desde o processo de implantação à toda sua estrutura operacional, e os projetos e programas de educação ambiental que conscientizam e sensibilizam a população, auxiliando no funcionamento adequado do Aterro Sanitário.

Já na visita...

Agentes de Saúde e Endemias de Couto Magalhães participam de capacitação em Guaraí

Nesta quarta-feira, 08, os agentes de saúde e endemias de Couto Magalhães participaram do segundo módulo do curso de qualificação, com a temática “promovendo integração no território”, realizado em Guaraí-TO.

O curso está sendo promovido pela Escola Tocantinense Sistema Único de Saúde Drº Gismar Gomes (ETSUS) e tem duração de 120 horas. A enfermeira e professora, Nébia Maria Morais Gadelha, está ministrando o curso na faculdade da cidade.

No total, três agentes de endemias e cinco agentes de saúde estão participando, e relatam que a cada passo dado no sentido de qualificação reforça a intenção dos...

Dia Mundial do Meio Ambiente contou com programação especial nas escolas

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a equipe da Escola Municipal Cordulina Costa Rêgo preparou uma programação especial, que aconteceu no último dia 31 de Maio, e contou com distribuição de mudas e ações educativas.
A culminância do projeto "Conhecer o meio para preservar o ambiente" contou com apresentações musicais, maquetes e painéis, em que os alunos explicaram a importância do meio ambiente e como preservá-lo.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Gestora Ambiental Ludimila Aparecida Rodrigues Fernandes, o Engenheiro Ambiental, Ely Amorim Bezerra e o Engenheiro Agrônomo Adauto...

Arraiá do Povo promete animar Couto Magalhães

Nos dias 14 e 15 de junho, a Prefeitura de Couto Magalhães, por meio da Secretaria de Educação, promove o Arraiá do Povo, na feira do agricultor, a partir das 18h. Toda a comunidade Coutoense é convidada para este momento de lazer e descontração.

A festa terá a participação das quadrilhas juninas das escolas municipais, as quais terão uma hora para apresentarem suas coreografias no circuito junino. Para cada dia de programação se apresentarão três escolas, em seguida entra na pista a quadrilha do povo, onde a comunidade é convidada a dançar na tradicional quadrilha improvisada.

Haverá barracas com deliciosas comidas típicas...

Couto Magalhães doa mudas do Viveiro Municipal para Secretaria de Meio Ambiente de Juarina-TO

Nesta terça-feira, 07, o município de Couto Magalhães recebeu a equipe da cidade de Juarina-TO, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Edivaldo vieira da Silva, e a Diretora Rayanne Pereira de Oliveira, vieram receber mudas doadas pelo Viveiro Municipal, para um projeto de recuperação de nascente, além disso, a equipe visitou a estrutura operacional do Aterro Sanitário.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Deusimar Silva, a Gestora Ambiental, Ludimila Aparecida, o Técnico em Agropecuária e chefe do Departamento de Assistência Técnica e extensão rural, Genes Pereira Maciel, o Engenheiro Ambiental, Ely Bezerra Amorim, Chefe de Departamento de Saneamento Básico agradecem...

Couto Magalhães realiza 1ª fase da OBMEP nesta terça-feira (07/06)

Nesta terça-feira (07/06) está sendo realizada a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2022, em todas as escolas do país e cerca de 350 alunos do ensino fundamental II (6° ao 9° ano) da rede municipal irão fazer a prova. Essa é a maior competição da América Latina.

A prova terá a duração de 2h30min e classificarão para a segunda fase, 5% dos alunos inscritos com maior número de acertos. E os medalhistas na OBMEP podem participar do Programa de Iniciação Científica.

Vale destacar que na OBMEP de 2021 alunos de Couto Magalhães receberam o certificado...

Júlio César comemora benefícios entregues por Wanderlei Barbosa à Couto Magalhães

 

Acompanhado de secretários e deputados, o governador Wanderlei Barbosa esteve em Couto Magalhães nesta sexta, 03, onde foi recepcionado pelo prefeito Júlio César Ramos Brasil e também por autoridades locais e da região. Wanderlei levou ao município os títulos de posse para 148 famílias que aguardavam há mais de 40 anos pela regularização de seus lotes. Além deste benefício, o Governador se comprometeu com o repasse de R$ 2 milhões para a realização de recapeamento asfáltico na cidade, do Programa "Tocantins não Para", dos quais R$ 600 mil já foram depositados na conta da Prefeitura.

O Governador também assinou ordem de...

APAE de Couto Magalhães é reinaugurada com Prefeito e Governador

 

O prefeito de Couto Magalhães Júlio César Ramos Brasil recebeu o governador Wanderlei Barbosa e comitiva nesta sexta-feira, 3 de junho, quando tiveram a oportunidade de reinaugurar o prédio da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - APAE. Com esforços do Governo Municipal, a APAE tem hoje sede própria, sua reforma garantiu ampliação do prédio e acessibilidade em todo o ambiente, além de mais estrutura para a Escola Especial Deus é Fiel. Uma conquista para profissionais da unidade, alunos e familiares.

A diretora da APAE, Naia Aparecida fala do sentimento empregado no dia a dia. "Nós gostamos tanto de trabalhar...

Programa Saúde na Escola atende mais de 700 alunos em Couto Magalhães

Entre os dias 19 a 26 de maio, as Escolas Municipais e Estaduais de Couto Magalhães receberam o Programa Saúde na Escola (PSE), que realizou ações voltadas para a saúde da criança e do adolescente.

A programação contou com palestras educativas, com temas referentes à saúde, práticas esportivas, combate ao uso de Álcool e Drogas, saúde Bucal, alimentação saudável, Obesidade na Adolescência, prevenção à Covid e combate à Dengue.

No total, 731 alunos foram acompanhados pelo Programa, 553 pesados através de ações antropométrica e 204 alunos acompanhados de tracoma.

As Escolas atendidas foram: Escola Municipal...

Prefeito de Couto Magalhães solicita ao Estado implantação de Cursos na área de mineração no município

O prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Ramos Brasil, participou de uma reunião com o Secretário Estadual de Educação, Fábio Pereira Vaz, para levar as demandas referentes à Educação na cidade. Entre as pautas discutidas, o gestor reivindicou a implantação de cursos técnicos na área de mineração, para a população local e da região.

Na oportunidade, após a conversa com o Secretário, o prefeito também participou de uma reunião com o Reitor da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Augusto de Rezende Campos, e informou sobre a necessidade de proporcionar qualificação aos cidadãos de Couto e região.

Alunos do IFPA de Conceição do Araguaia visitam Couto Magalhães para conhecer o Aterro Sanitário Municipal

Na última terça-feira, 24, o município de Couto Magalhães recebeu professores e acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental do Instituto Federal do Pará - IFPA de Conceição do Araguaia. O objetivo da visita foi conhecer todo o processo de operação do Aterro Sanitário Municipal, além dos pontos de monitoramento ambiental realizado na atividade e também os estudos técnicos executados para o processo do Licenciamento Ambiental do empreendimento.

A visita técnica em questão foi conduzida pelo Engenheiro Ambiental e Sanitarista, Ely Amorim, um dos responsáveis técnicos do empreendimento, além de contar com o Secretário de Agricultura e Meio...

Carreta do Hospital de Amor Barretos realizou mais de 292 exames em Couto Magalhães

Em parceria com a Prefeitura de Couto Magalhães, a Carreta do Hospital de Amor Barretos esteve na cidade entre os dias 16 e 18 de maio. Durante a ação foram realizados mais de 292 exames em mulheres, destes, 147 Exames de Mamografia e 145 Exames de prevenção ao câncer do colo de Útero (PCCU).

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Helder Lucas, os exames são fundamentais para que as mulheres possam prevenir doenças. “Agradeço principalmente ao prefeito, Júlio César, e os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que não mediram esforços para que as consultas acontecessem. Além...

Creche Dorvalina Martins promove encontro formativo pedagógico em Couto Magalhães

Na última sexta feira, 20, aconteceu na Creche Dorvalina Martins, mais um Encontro Formativo pedagógico da Educação Infantil. O IV módulo com o tema: "Ética na prática pedagógica e o desenho Infantil", faz parte de um projeto de ação composto por 10 módulos.

Sob a condução da coordenadora pedagógica, Luciana Patrícia, os profissionais tiveram a oportunidade de trocar experiências e adquirir mais aprendizado para lidar no dia a dia com os alunos. “Esses momentos formativos possibilitam além do desenvolvimento profissional, uma avaliação da prática pedagógica, agradecemos a participação de todos os profissionais e ressaltamos que o nosso...

O Portal da Prefeitura de Couto Magalhães-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?